Relação: Alcool e emagrecimento!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

oooieee gente! Antes de começar o post de hoje, eu queria agradecer do fundo do coração à todos os elogios que tenho recebido em relação ao meu blog, e a todos os comentários e sugestões que recebo, isso aumenta ainda mais a minha vontade de continuar aqui e de aumentar meus conhecimentos, para dividir com vocês. Obrigada mesmoooo! :) E vamos para o post de hoje, que vem com um tema bem legal.. RELAÇÃO: ALCOOL E EMAGRECIMENTO! Espero que gostem!





Huuummm.. deu água na booca aí meu povo cachaceiro?! heehehe.. Poiseee, é sobre esse assunto que vou discutir hoje com vocês.. o ÁLCOOL! rs.. sua relação com a nutrição! Você já parou pra pensar nisso?! Ingerir algumas doses de bebida alcoólica em uma festa com os amigos pode parecer inofensivo, mas para quem deseja emagrecer pode se tornar um problemão. As bebidas - principalmente as destiladas - possuem um alto valor calórico e podem colocar em risco toda aquela dieta que você vem seguindo. Lembre-se que não há necessidade de voce abdicar das coisas que gosta, basta fazer algumas pequenas mudanças que irão garantir grandes resultados. Muitas pessoas não levam em consideração o valor calórico das bebidas porque é algo que não precisam mastigar, mas esquecem que a bebida como a comida, também tem quantidades de calorias, as vezes mais altas do que se imagina. Cada grama de álcool possui 7 calorias, espantem-se. Para se ter uma idéia, cada tulipa de chopp contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês! Entendendo melhor, imagine só quantos “pãezinhos” você consome em uma noite em um bar ou numa festa. Veja abaixo as calorias de algumas bebidas:

Cerveja - lata 355 ml = 150 cal
Chopp - tulipa 300 ml = 130 cal

Cerveja light ou sem álcool 300 ml = 75 cal
Caipirinha com açúcar 100 ml = 250 cal
Caipirinha com adoçante 100 ml = 170 cal

Cachaça 100 ml = 230 cal
Batida c/ leite condensado 200 ml = 350 cal
Champanhe – taça 125 ml = 80 cal
Cuba libre c/ coca light = 80 cal
Licor 30 ml = 110 cal
Orloff Ice 290 ml = 190 cal
Saquê 100 ml = 130 cal
Uísque 50 ml = 120 cal

Vinho tinto/branco doce 150 ml = 210 cal

Vinho tinto/branco seco 150 ml = 130 cal

Vodka 50 ml = 120 cal


Existem quatro dicas essenciais para vocês relacionarem bebidas alcoólicas e reeducação alimentar: moderar ( devemos moderar na hora de consumir, embora quantidades pequenas de álcool podem até ser benéficas para a saúde, está bem estabelecido que seu uso freqüente e excessivo causam doenças gástricas, nutricionais, neurológicas e hepáticas.) , substituir ( o ideal é substituir o que é mais rico em gordura e açucar como o leite condensado, por exemplo, no caso das batidas, por produtos menos caloricos, como o iogurte desnatado que tambem fica uma delicia.), intercalar (tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de começar a bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com esta bebida.) e diluir (Use gelo para diluir as bebidas).

Nãoo se assuste depois de ler tudo isso, não existe necessidade de voce parar de beber ou de frequentar festinhas rs, minha intenção com essa postagem não foi de incentiva-los a abrir mão dos hábitos prazerosos que tem costume, mas sim de terem bom senso , para poderem desfrutar das coisas boas da vida, sem colocar em risco todo um programa de perda de peso. =)

Fica a dica ;)
Valeu genteeeee, até amanha ;*

Lílian Galdino

Aprendendo a comer o que não gosta !

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010



Oii pessoas! :] Fds foi um pouco corrido e não deu pra eu passar aqui pra deixar umas diquinhas pra vocess, desculpeem-me.. mas ja estou de volta :]
E o temaa de hoje eu ofereço ao professor e psicólogo Thiago Pitaluga que sugeriu que discutíssimos sobre o ato de comer o que não gosta. Mas afinal, será que realmente não comemos porque não gostamos mesmo, ou será que não experimentamos essa mesma comida de outras formas? pois com tanta receita, tanta erva-aromática, tanto tempero… como é possível dizer-se simplesmente “eu não dessa comida”, tendo ela sido ingerida de uma só forma? Vamos então discorrer sobre esse tema que tantas pessoas interrogam.
À medida que vamos crescendo, vamos conhecendo e experimentando novos sabores ou novos usos dos antigos. Que o paladar se educa já é indiscutível – mas se ele não é educado na idade certa, é preciso, mais tarde, querer educá-lo para haver evolução. Se uma criança naõ tem o costume de comer legumes desde cedo, se eles não fazem parte da sua alimentação de todos os dias, dificilmente será um adulto que gostará de legumes. Terá de aprender a gostar e para isso é preciso uma decisão consciente de provar e se habituar a alguns dos sabores – que, por nunca comidos, serão estranhos.
Não quero com isto dizer que temos de gostar de tudo. Acho que devemos, sim, experimentar de tudo, e experimentar uma única coisa de diversas formas. Mais do que uma vez, talvez, porque há sabores que exigem mais do que um contacto com as nossas papilas para que haja uma apreciação do sabor. Mas no fim das contas, depois das experiências, podemos dizer: não, eu não gosto mesmo disto.
Mas é preciso cuidado, principalmente com as crianças. O paladar delas é ainda muito pouco desenvolvido e há muitas outras coisas por trás que jogam com ele, como o aspecto do alimento, o lado social do alimento (os amigos não gostam de verduras, a criança também não gosta), dentre outros. Às vezes o alimento é estranho, mas com o consumo nasce uma habituação que pode ser saudável. Não digo que se insista que a criança coma algo que realmente não gosta, mas acho que se deve insistir com os legumes, por exemplo. E aqui o papel fundamental é o dos pais.
E tudo isso, começa com os pais, os pais são o espelho dos filhos.Se o pai não come a sopa, que direito tem de exigir que o filho a coma? E nem a desculpa de que é para o bem dele é válida – se é saudável para a criança, também é saudável para os pais.
E chegamos aqui ao ponto fundamental da coisa. Para educarmos bem o paladar de uma criança, temos, primeiro, de ter um paladar educado. E se não o tivermos já, temos de, conscientemente, decidir educá-lo. O que não é fácil e pode ser, inicialmente, pouco agradável. Mas não só é bom para nós, porque enriquece a nossa alimentação, como é essencial para educar uma criança. Não consigo perceber adultos que não gostam de legumes. Ou adultos que não gostam de fruta. Todos?! Há dezenas de frutas e legumes diferentes, com sabores completamente distintos. Não acho possível que exista alguém que não gosta de nenhum.
Estamos sempre a tempo de aprender a comer. O melhor truque é comer de tudo um pouco e o prato mais colorido é sempre o mais saudável (a menos que seja colorido com bolo de chocolate, batatas fritas de pacote e gelatina de morango, claro, hehehe). É preciso oferecer variedade ao paladar e insistir um pouco mesmo quando nos parece que não gostamos. Às vezes surpreendemo-nos e vemos que, afinal, até gostamos de uma coisa que passamos a vida toda a não comer.
Vc não gosta de beterraba? Experimente ela de outras formas, seja ela junto com a comida, cru, cozida. Ouse..! Vc degustando várias vezes uma única comida, vc terá certeza se realmente não gosta!
Fica a dicaaaaa! :]

Um beijoo, boa segunda e ate amanha!

Lílian Galdino

A importância da alimentação na 3ª idade.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


" Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos, e tolerar contradições " E é com essa frase que eu inicio o post de hoje q trará como tema a importancia da alimentação na terceira idade, que só será válida se essa frase também for aceita por cada um de nós, pois todos nós continuaremos jovens e saudáveis se formos capazes de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.
Oi pessoal! Então, como vocês sabem envelhecer é um processo de vida inevitável que todos nós passaremos, sendo este progressivo e não reversível. Durante este processo ocorrem alterações em todas as partes do organismo e estas devem ser acompanhadas para queos danos à saúde sejam evitados.
Uma das alterações deste processo é o acúmulo da massa gorda e diminuição da massa muscular (água, tecido ósseo e tecido muscular). Esta alteração é resultado de uma série de fatores como: diminuição de atividade física, hábitos alimentares inadequados, diminuição da água corporal, entre outros fatores.
É comum alteração no paladar, devido à diminuição das papilas gustativas que permitem sentir os sabores (doce, amargo, ácido e amargo), assim muitas vezes escutamos de nossos avós ou pais, que estão sentindo a boca amarga ou que certo alimento não está doce, por exemplo. Além disso, pode ocorrer alteração na dentição que prejudica a mastigação.
A alimentação deve ser variada e adaptada a esta fase, para realçar o sabor dos alimentos e torná-los mais fáceis de serem mastigados e deglutidos (engolir), mantendo o equilíbrio na oferta de nutrientes.
Os lipídios (gorduras), possuem um papel importante já que auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis. Gorduras chamadas poliinsaturadas e monoinsaturadas, nas quantidades adequadas, devem compor parte da alimentação já que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.
As proteínas possuem um papel estrutural. Neste período ocorre a perda de massa magra e por isso uma alimentação que atenda a necessidade de proteína é de essencial importância. Ela deve ser de boa qualidade (origem animal) e de acordo com a digestibilidade de cada organismo. O melhor é optar por carnes mais magras e preparações cozidas e assadas que, além de serem mais saudáveis, deixam a carne mais macia e de fácil mastigação.
Os carboidratos são as fontes principais de energia, por isso devem compor parte da alimentação, priorizando alimentos integrais que auxiliam também no bom funcionamento intestinal.
As vitaminas e os minerais são responsáveis por diversos processos fisiológicos e por isso devem fazer parte da alimentação.
Os idosos,devem ter então uma atenção especial com a alimentação, por causa das constantes mudanças que ocorrem nesta fase.
O acompanhamento nutricional, o cuidado com cada nutriente que é ingerido, torna-se necessário para identificar erros e deficiências alimentares a tempo de corrigi-las sem causar danos à saúde. Além disso, é possível através da alimentação preservar e melhorar o estado nutricional, melhor consequentemente a qualidade de vida do idoso =)
Deixo abaixo um vídeo sobre as fases do envelhecimento e uma mensagem especial, para mostrar que envelhecer é um processo natural do organismo, onde todos nós passaremos, por isso é importante ir adiantando os cuidados com a alimentação para evitar assim problemas futuros.

http://www.youtube.com/watch?v=7y4gGu5mEWM&feature=related

Até amanhã gente! Beijinhos,

Lílian Galdino


A briga com a balança.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010


Oi pessoal!!
Bomm, resolvi discutir hoje um tema bem falado e bem questionado pelas pessoas, a questão do " por que as dietas nunca dão certo?", referindo-me claro, das famosas dietas para perda de peso, não de dietas para controle de algum nutriente, certinho?
A obesidade é uma questão que atinge não somente a estética da pessoa, mas também o psicológico e fisiológico.
As mulheres são as mais preocupadas com o bem estar, com a aparência e com a forma que os outros irão vê-la, buscando assim à inúmeras dietas, em sites, em revistas, dietas que recebem nome de pontinhos, pulinhos, planetas, rs.. dieta para tudo que é gosto.
O problema é que depois que elas fazem essas dietas, perdem os seus quilinhos que tanto queriam, voltam a comer tudo como antes, e obviamente ao subir na balança se assustam ao perceberem que o peso está o mesmo (senão pior), a como estava antes! O que deu errado afinal?
O principal problema é que essas dietas geralmente buscam fazer efeito em um curto intervalo de tempo e pronto, após perceber que perdeu os tão sonhados cinco ou seis quilogramas a mais, a pessoa volta para os seus velhos hábitos.
Agora eu te pergunto: Não foram os velhos hábitos que te fizeram adquirir os 5 ou 6 kg? Exatamente, se engordou uma vez, por que pensar que não engordará de novo?
E este é o maior problema! As pessoas vêem dietas como sendo “remédios”, algo a se adotar quando está “com o problema” e em pouco tempo, quando parece estar melhor, mais “em forma”, abandona-se a mesma. E não adianta imaginar que alguém vai seguir uma dessas dietas para o resto a vida, pois é praticamente impossível, uma vez que elas são bastante restritivas, buscando justamente conseguir aquela rápida perda de peso!
Qual a solução para isso então? Nós, da área de nutrição preferimos a mudança de hábitos alimentares de forma gradativa e permanente, ou, seja, buscar pela reeducação alimentar. Reeducando sua alimentação, você vai comer o que é realmente certo, e seu organismo vai se acostumar com a alimentação correta, garantindo que a sua alimentação seja realmente saudável e adequada para as suas necessidades. O que você acha melhor: perder peso rápido ou manter uma forma saudável por toda a sua vida?
E você não precisa transformar completamente sua forma de se alimentar e seus hábitos da noite para o dia. Isso, na verdade, é desaconselhável, pois quanto maior o impacto das mudanças, mais nosso organismo tende a resistir a elas. Então, trabalhe uma coisa de cada vez, vc está mechendo com alimentação, consequentemente tratando do seu organismo, por isso tenha muita cautela nas escolhas, para que você não se prejudique, ao invez de se beneficiar.
Fica então minha dica:
- mastigue bem os alimentos antes de engolir, o certo é mastigar 30 vezes (pasme-se, rs);
- comece seu almoço ou jantar, por saladas, pois por serem fonte de fibra, ajudam a saciar a fome, então quando forem partir para o bom arroz, feijãozinho e a carne, irão comer em menos quantidade, porque não estarão mais com tanta fome;
- deixe de lado o costume de comer enfrente a tv, porque voce não terá noção da quantidade que está comendo e acabará comendo mais;
- reduza o consumo de frituras e alimentos do tipo fast-food, reduza também o consumo de açúcares e gorduras;
- pratique bastante exercícios fisicos, pelo menos 3x na semana;
- e referente ao post de hoje, não espere resultados rápidos, do tipo “em poucas semanas” ou mesmo “da noite para o dia - eles são muito enganosos, ao invez de fazer as " dietas famosas ", procure reeducar sua alimentação, assim obterá resultados positivos ;)

Espero q tenham gostado do post de hoje, e estou aceitando sugestões de temas, tire sua curiosidade atraves do blog.
atéé maais.. Boa alimentação à todos ;D

Lílian Galdino

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010



Oláá! ;D
Sou estudante de nutrição e formarei em dezembro/2010, e resolvi então passar os meus conhecimentos adquiridos para este blog, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma alimentação saudável, evitando assim patologias e garantindo então uma qualidade de vida melhor.
Estarei através deste, publicando artigos, dicas nutricionais, notícias, curiosidades, tabelas de alimentos, discutiremos também sobre temas, tirando dúvidas e aceitando também sugestões e críticas!
Para começar vamos entender melhor sobre a nutrição e a profissão do nutricionista.

O QUE É NUTRIÇÃO?

A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças.Alimentar-se é o ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes.

QUEM É O NUTRICIONISTA?


O nutricionista é um profissional da área de saúde, com formação generalista, humanística e crítica, capacitado a atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultura.


Espero q todos acompanhem o desenvolvimento desse blog, e aproveitem para fazer uso de toda informação que irei passar.

Lílian Galdino


Equilíbrio Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino